Páginas

sábado, 21 de dezembro de 2013

Do poço ao topo-A trajetória do Nintendo 3DS

Anunciado oficialmente em março de 2010,o nintendo 3ds prometia substituir seu irmão mais velho o nintendo ds,e quem sabe tambem alcançar o mesmo sucesso,quando o anuncio foi feito apenas uma coisa foi dita,o portatil exibiria imagens em 3d sem a necessidade de oculos especiais.
Durante a E3 daquele ano o novo console foi apresentado ao publico,e em fevereiro de 2011 era lançado oficialmente no Japão,em março o nintendo 3ds chegou as lojas americanas e europeias,mas algo deu errado e por pouco o portatil não viu seu fim antes mesmo de começar,começo agora meu especial:Do poço ao topo-A trajetória do Nintendo 3DS.

Inicio dificil



Logo que chegou as prateleiras o portatil teve que enfrentar um inimigo poderoso,a midia,boatos de que o efeito 3d causava tonturas,dores de cabeça e até perda de visão deixaram muitos jogadores preoucupados,
não apenas os jogadores mas os pais das crianças também,afinal de contas quem iria dar de presente para seu filho um objeto que pode acabar com a visão dele.
Como se não bastasse isso a própria Nintendo não se ajudava,lançando o console a um preço elevadissimo,
249 dolares,e com poucos jogos a disposição,alem de poucos eram ruins também,afinal de contas apenas street fighter não faria as pessoas quererem comprar um aparelho com tantos pontos negativos.
Mas a Nintendo não desistiu e deu a volta por cima,e a partir de agora vou contar como.

A reviravolta

Quando percebeu que estava mal das pernas,ja era quase tarde,mas a nintendo não desistiu,e em uma manobra arriscada,diminui,ou melhor cortou pela metade o preço do portatil,é claro que isso não seria facil e até o presidente da nintendo sofreu um corte no salario,vender o 3ds a preço de custo era arriscado,mas o destino quis que com esse corte as coisas começassem a melhorar,mas apenas isso não foi o bastante.

O peso dos classicos

Logo após o anuncio dos cortes do preço,a nintendo resolveu que era hora de começar a lançar jogos,e com poucos titulos novos,resolveu recorrer aos seus classicos,primeiro o lançamento de star fox e ocarina of time em 3d,foi um sucesso,depois um presente aqueles que compraram o portatil antes do corte de preço,os chamados embaixadores receberam 10 jogos classicos do nes e do gameboy.
Com isso a trajetoria do 3ds começava a mudar e para ajudar os boatos sobre o portatil fazer mal começaram a cair por terra,aqueles que dissiam que o portil fazia mal viam seus argumentos serem derrubados um após o outro e as vendas do console só provavam isso.
Mas é claro que apenas ports e classicos lançados no eshop/virtual console não seria o bastante para erguer o portatil,era necessário mais,era necessário novos jogos.

As grandes franquias

A situação do 3ds passou a mudar no momento em que novos jogos foram lançados,começando com Mario Kart 7,o sétimo jogo da franquia de corrida mais famosa da nintendo trouxe aquilo que o portatil precisava,mais fãs.
Mas é claro que apenas um jogo não seria bastante,foi então que Kid Icarus :Uprising foi anunciado e lançado,o anjo que não tinha um jogo só seu desde o Game Boy voltou com tudo em um dos melhores jogos para o console,campeonatos ao redor do mundo e uma excelente rede online fizeram a alegria de que comprou este jogo.
Com o passar do tempo a situação era cada vez melhor e para evitar a recaida a bigN resolveu apelar para seu mascote,era a hora de Mario entrar em ação,e foi com muito estilo e dinheiro,em New Super Mario Bros 2, o reino do cogumelo nunca havia visto tantas moedas em um jogo,e os jogadores ainda não haviam visto um jogo tão divetido.
Mas não pensem que parou por aí Mario,ou melhor a nintendo tinha outra carta na manga,Super Mario 3d Land,o jogo tridimensional que usou e abusou das capacidades do 3ds,se tornando um dos melhores jogos do portatil e um dos mais lembrados quando o assunto é utilização do 3d.
No ultimo ano tivemos o retorno de Luigi ao centro das atenções,com Mario e Luigi Dream Team,e Luigi's Ghost Mansion Dark Moon,além disso o novo paper Mario também estava lá,tivemos outros jogos como residend evil revelations e Monster hunter,diversos jogos lançados no eshop e virtual console.
Para fechar o ano ainda tivemos o lançamento de pokemon X&Y,e Zelda - a link between worlds.

O futuro do 3ds

Depois de passar  por momentos dificeis, a nintendo deu a volta por cima e hoje em dia o 3ds é o videogame mais vendido,semana após semana,com o faturamento lá em cima os produtores não se esqueceram dos consumidores e ja tem muitos jogos vindo por ai,logo para o começo do ano teremos kirby,e mais tarde o aguardadissimo Smash bros,novas funções para pokemon e  a chegada do miverse ao console.
O 3ds passou por mal bocados,mas deu a volta por cima,do fundo do poço ao topo do mundo eu encerro este especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário